Os Shoujos Mangás mais vendidos da história
A alguns meses atrás, eu achei uma lista dos shoujos mais vendidos. Tava quase tudo certo, mas tinha alguns erros que me foram corrigidos por visitantes, por exemplo, Sailor Moon tinha vendido 12 milhões de cópias por volume e não 10 milhões como constava. Então fui a procura de uma lista mais confiavel e a achei em um post do 2ch, o maior message board do Japão (talvez, do mundo).
Bem depois de mim, devo dizer, a ComiPress também descobriu o post e públicou em seu site e você pode ver aqui.
O post aqui do blog começou a ser editado com bases na info. do 2ch. Minha lista estava bem melhor que a do ComiPress com nome do autor, revista em que foi públicado, anos de públicação e algumas infos. q eles não tinham...
Mas eu deletei o post. Porque? Porque a lista não estava muito certa. Renai Catalogue, um mangá que obviamente deveria estar na lista, não está. Nem Gokinjo Monogatari. Nem Guerreiras Mágicas de Rayearth. Todos esses, eu tenho certeza, deveriam estar lá. Além disso, mangás que acabaram a bastante tempo, como Boku wa Imouto ni Koi wo Suru e Kare, First Love não estavam com o número completo. E esses números completos nem são tão díficeis de achar. BokuImo, por exemplo, vendeu 5 milhões de cópias no total até seu 10o e último volume, o que é muito diferente dos 2.5 milhões que o mangá tinham alcançando em seu 7o volume e está listado no site.
Apesar disso, a lista é BASTANTE interessante. Só que essas besteiras me fizeram ver que não valia a pena se dar ao trabalho de traduzir tudo (porque estavá em Japonês. E eu nem falo Japonês) e acrescentar infos.
Lembrando que a lista está incompleta, ou seja, tem títulos faltando, ai vão algumas infos. interessantes tiradas de lá com extras acrescentados por mim:
Mangás que venderam mais de 2 milhões/volume
Nana
de Ai Yazawa
Os dados de Nana estão bem atualizados. Até o volume 15, 2.3 milhões de cópias por volume tinham sido vendidas o que deve ser o maior númer de vendas por volume de um shoujo mangá na história! Esses números estão a par com as vendas de One Piece e são maiores do que sucessos shonen como Death Note, Naruto e até Detetive Conan...
E tudo isso graças principalmente as mulheres. Embora muitos shoujos mangás no Japão atraiam muitos leitores homens, Nana tem 80% de leitoras mulheres. Não sei porque esse enorme sucesso está restrito apenas as mulheres já que a história é boa o suficiente para alcançar leitores de qualque sexo. Mas esse número é de antes do filme e do anime ser feito, quando Nana foi apresentado a muita gente.
Fato que a cada volume, Nana aumenta o número de vendas por volumes enormemente. Só para se ter uma idéia, no volume 14, eram 1.7 milhões/volume. Mais um volume e o número aumentou em 500 mil! Surpreendente...
No total, foram vendidos cerca de 34,5 milhões sendo o quarto mangá mais vendido de acordo com a lista no ComiPress (acredito que o Top 20 esteja certo, depois dos 20 primeiros é que está faltando muitos títulos...).
Chibi Maruko-chan
de Sakura Momoko
Além de Nana, o único mangá que ultrapassou a marca dos 2 milhões de cópias vendidas por volume é Chibi Maruko-chan, que dividindo o número total de vendas pelos 15 volumes disponiveis, teve 2.07 milhões de cópias/volume e total de 31,030 milhões de cópias, sendo o quinto shoujo mangá mais vendido da história.
Públicado na Ribon, é a história de Sakura, conhecida por todos como Maruko-chan, uma garotinha de 8 anos e sua familia: sua preocupada mãe, seu pai durão, seu avô coruja e sua irmã/inimiga. Cheio de humor, a história foi adaptada em um anime que bateu recordes de audiência em 1990. O anime é até hoje um dos mais vistos toda semana e é o anime shoujo de maior sucesso na história do Japão e o segundo anime de maior sucesso de qualquer gênero atrás apenas de Sazae-san.
Mangás que venderam 1 milhão ou mais
Doubutsu no Oishasan
de Noriko Sasaki
Públicado na Hana to Yume do fim dos 80 até meados de 90, esse mangá não tem românce, nem drama. É só o dia-a-dia de um estudante numa Escola de Veterinária e seu cachorro. São várias histórias curtas acreditáveis com senso de humor sofisticado, vemos o dia-a-dia de um estudante de veterinária tratado os mais diversos animais (que pensam) e seus amigos.
Hilariante é a palavra mais usada para descrever a história. São 1,8 milhões/volume e cerca de 21,6 milhões de mangás vendidas no total fazendo dele o 10o mangá mais vendido.
Foi adaptado para um dorama.
HOT ROAD
de Taku Tsumugi
Um mangá curto de apenas 4 volumes que foi públicado entre 1986 e 1987 na Betsuma.
Essa historia é bastante real e acreditável, até pq é baseado na vida da propria autora. Os outros quatro mangás com vendas altas também tem histórias muito reais.
Nesse shoujo, vemos uma garota de 14 anos com uma mãe meio ausente que não se importa muito com a filha. Ela acaba se envolvendo com um cara, líder de uma gang de motoristas e ciclistas.
Jovens delinquentes, sensualidades e história bem feita foram alguns dos fatores que levaram Hot Road a ser um dos shoujos mangás de maior sucesso com 7 milhões de cópias vendidas, ou seja, cerca de 1.7 milhões por volume.
HANA YORI DANGO
de Yoko Kamio
Com cerca de 1.5 milhão de cópias/volume e 36 volumes, Hana Yori Dango vendeu 54 milhões de cópias no total fazendo dele o shoujo mangá de maior sucesso da história.
A história da garota pobre estudando em um colégio de elite controlado por 4 jovens estudantes cujos pais dão enormes doações para escola virou anime, filme e, mais recentemente, um drama de enorme suceso.
O total conta com a re-edição de luxo que está fazendo enorme sucesso.
E OUTROS MANGÁS COM VENDAS DE 1 MILHÃO OU MAIS
- Rosa de Versalhes. Clássico. São 15 milhões de cópias vendidas, 10 volumes, 1.5 milhões/volume.
- CANDY CANDY. Outro clássico. Originalmente públicado na Nakayoshi. 9 volumes, 1.44 milhões/volume, 13 milhões no total.
- Yukan Club. A história sobre estudantes milionários que resolvem mistério e se divertem com muito luxo consagrou Ichijo Yukari como uma das maiores manga-kas shoujos. Vendas totais de 22,9 milhões e cerca de 1,21 milhões/volume, com 19 volumes. Públicado na Ribon e, mas recentemente, na Chorus.
- Tenshi Nanka Ja Nai! Ai Yazawa é, sem a menor dúvida, a autora shoujo de maior sucesso comericial na história. Além de NANA ter batido recordes de venda, Tenshi Nanka Ja Nai!, públicado originalmente na Ribon, vendeu 9.13 mihões de cópias de seus 8 volumes e de sua edição de luxo, totalizando uma média de 1.4 milhões/volume.
- Glass Mask. Com 42 volumes (e o mais impressionante é que não fica cansativo), a ótima história de uma garota pobre que sonha em ser atriz. Públicado na Hana to Yume, 1.19 milhões/volume. De Suzue Miuchi.
- Marmalade Boy. Públicado na Ribon em meados dos 90, essa ótima história já públicada em quase todo o mundo traz uma familia que troca de casal! Miki, a filha adolescente de um dos casais, é a protagonista e odeia essa maluquice. Mas acaba se apaixonando por Yuu o seu, errr, quase-irmão.
- Sakura Card Captor. Aaah... fala sério! Quase todo mundo conhece esse...
- Paradise Kiss. Mais Ai Yazawa com vendas superiores a 1 milhão! Mangá sobre moda públicado na Zipper Comics.
Mangás shoujos de maior sucesso que estão sendo públicados atualmente (vendas acima de 500 mil cópias/volume): Nana (desparadamente em primeiro), Fruits Basket (distante segundo), Love*Com, Ouran High School Host Club, Life (consta como menos que 500 mil por volume, mas só vai até o 9, a circulação já aumentou), Bokura Ga Ita, ATASHIN'Chi, Honey & Clover. (Essa lista está, possivelmente, incompleta).
MANGÁS PÚBLICADOS NO BRASIL E SEU SUCESSO NO JAPÃO
- Fushigi Yuugi
18 volumes. 13,8 milhões (total). 770 mil/volume.
- Fruits Basket
14 (já está no 20 no Japão, mas a lista só vai até o 14). 11 milhões. 790 mil/volume.
- Peach Girl
18. 12 milhões. 670 mil/volume.