Shoujo Brazil: Ajudando a divulgar o Shoujo.

Saturday, May 13, 2006

30º Kodansha Manga Award
E um pouco sobre o Shogakukan Manga Award também...

O Kodansha Manga Award deveria ser um prêmio que premia os melhores mangás independente da editora, mas normalmente escolhe os melhores mangás da editora, embora, vez ou outra dê prêmios para mangás de outra editora (Fruits Basket da Hakusensha já ganhou o prêmio Kodansha; assim como 20th Century Boys, da Shogakukan).

Apesar disso, os resultados são confiaveis e os prêmios costumam ser dados a mangás de qualidade.

Nesse ano, dois shoujos ganharam prêmio. Na Categoria Infântil, Kitchen no Ohimesama (Kitchen Princess) de Natsumi Ando (conceito original de Myiuki Kobayashi), um mangá que mistura mahou shoujo com culinária, foi o vencedor.

Já na Categoria Shoujo, o grande vencedor foi LIFE de Keiko Suenobu. Públicado na Betsufure, é um dos shoujos mais populares atualmente no Japão. A história começa quando Ayumu está se preparando para entrar na escola secundária. Assim como a maior parte dos jovens japoneses que estão prestes a começar as rigorosas provas e entrevistas que vão decidir seu futuro, ela se sente muito pressionada. Não querendo se separar de sua melhor amiga, a ótima aluna Shi-chan, que é a primeira da turma e sempre a ajuda quando ela precisa, ela resolve se inscrever numa concorrida escola que, ela acredita, está muito acima de seus padrões.

Para conseguir passar na dificil prova, Ayumu estuda como uma doida e começa a se cortar com um compasso quando descobre que isso a ajuda a manter sua concentração. Depois de tanto esforço e dor, ela consegue entrar na escola que escolheu. O único problema que Shi-chan não conseguiu e, com ciumes, ela culpa a sua amiga por sua derrota.

Agora ela se encontra sozinha numa escola dificilima e sem nenhum amigo. Os seus colegas de classe não são muito simpáticos com ela e frequentemente a humilham. Mas as coisas melhoram quando Minami se aproxima dela. Bonita e prestativa, Minami parece ser uma amiga perfeita, tudo que Ayumu estava precisando. Mas será que ela é isso mesmo? Quando seu namorado termina com ela, Minami toma umas decisões um tanto quanto drásticas e perigosas.

É um mangá com uma boa história, que eu recomendo. Trata de temas como auto-mutilação, depressão, pressão de estudos, suícido, depressão entre outros. Está licensíado nos EUA pela Tokyopop, na Espanha, na França e na Alemanha.

Mas voltando, o ganhador do Prêmio Geral (dado a mangás seinen, geralmente) foi Mushishi e Air Gear ganhou na Categoria Shonen.

A Del Rey tem grandes chances de públicar Kitchen Princess nos EUA, afinal, grande parte (quase todos) de seus lançamentos shoujos e josei atuais ganharam o prêmio Kodansha: Guru Guru Pon-chan; A Perfect Day for Love Letters; Sugar Sugar Rune e Nodame Cantabile. Outros shoujos que já ganharam prêmios incluem Seito Shokun; Candy Candy; Sailor Moon; Kimi wa Pet e Peach Girl. Em 1986, Naoko Takeuchi levou o prêmio de melhor mangá por um novato graças a 'Love Call'.

Mangás shoujos de outras editoras que já ganharam o prêmio incluem Yukan Club; Chibi Maruko-chan; Kodomo no Omocha e Honey & Clover (todos da Shueisha); Antique Bakery (da Shinkosan); Mirumo de Pon (a.k.a. Mirmo Zibang) (da Shogakukan) e Kaguya Hime; Fruits Basket; Yakumo Tatsu e Hi Iziru Toko no Tenshi (da Hakusensha).

Por curiosidade, a Shogakukan também patrocina um prêmio similar. Moto Hagio foi premiada nos anos 70, assim como a Chie Shinonahara nos 80. Mangás shoujos premiados incluem BASARA, Fushigi Yuugi, Akachan to Boku (aka Baby & Me) (da Hakusensha); Hana Yori Dango (da Shueisha); Shoujo Kakumei Utena e Kanon (ambos de Chiho Saito e prêmiados em anos consecutivos); Ayashi no Seres; Anatolia Story; Yasha; Love*Com e NANA (da Shueisha); Mirumo de Pon! e Kaze Hikaru. Nos prêmio de 2005, Sunadokei e Bokura Ga Ita empataram como Melhor Shoujo e em 2006, Sonnanja Neyo foi o escolhido.

Todos os ganhadores do prêmio da Kodansha aqui. E todos da Shogakukan, aqui.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home