Shoujo Brazil: Ajudando a divulgar o Shoujo.

Saturday, April 01, 2006

Reiko Momochi

Esse post já estava públicado mas algum problema de HTML nele fez o blog começar a travar e dar problema, então tô repostando ele editado -.-'.

Prostituição de adolescentes, bullying, suicidio, abuso sexual. Problemas sérios no Japão (e, claro, no mundo), principalmente entre os jovens, e ignorados pelo governo local. Mas foi falando sobre esses assuntos, de um jeito bem sincero, que a manga-ka Reiko Momochi ficou famosa no Japão.

Suas histórias sobre problemas enfretados pelos jovens japoneses foram públicados na revista Dessert da editora Kodansha, que é direcionada a garotas adolescentes e mulheres de 20 e poucos anos. Os trabalhos foram públicados entre 1998 e 2002 e compilados em seis volumes, todos licensiados pela Tokyopop e lançados como uma coleção entitulada Confidential Confessions (eles pioraram um pouco as capas, mas paciência. As editoras americanas são PESSIMAS quando resolvem retocar as capas).

Itami (Dor)
O primeiro volume tem quatro volumes. A história título é sobre uma prostituta adolescente que não acredita em amor até acabar apaixonada. As outras três histórias são DISTORÇÃO, sobre um professor que abusa verbalmente e humilha seus alunos e a luta de uma garota para acabar com isso; AMANHÃ, sobre ijime (bullying) e BEIJO PROIBIDO, sobre uma garota que se apaixona pela sua melhor amiga.

Himitsu (Segredo)
Riko é uma garota normal. Um dia, voltando de um encontro romântico perfeito, é estuprada. Depois desse dia, sua vida muda completamente. Ela é frequentemente assombrada pelas lembranças do ocorrido e começa a se sentir culpada pelo que aconteceu, decidindo não contar a ninguém o que aconteceu. Também contém uma história extra sobre uma garota que contrai AIDS.

Memai (Extase)
Kyo está muito estressada pois está para fazer sua entrace exam. Além disso, ela se acha gorda e quer perder peso. Ela acaba se envolvendo com um grupo que usa drogas e acaba experimentando extase. Ela adora, pois está fazendo ela se sentir ótima, ela perder peso e deixa ela acordada a noite inteira, assim ela pode estudar. Não há problema, pensa ela, pois ela vai poder largar o vício quando ela quiser.

Uwasa (Rumor)
Esse volume fala sobre um problema cada vez mais grave no Japão: stalking. Quando Mayumi termina com seu namorado, ele começa a perseguir de formas cada vez mais assustadoras.

Namida (Lagrima)
Um dos motivos que Chika está tão empolgada para começar sua nova high-school só para garotas é o famoso treinador de tênis. Mas, o treinador não é o que ela espera: ele começa a tocar o corpo dela e fazer comentários que a incomodam. Seria isso abuso sexual? Ela não sabe o que fazer. O comportamento dele só vai piorando e chegam a niveis insuportaveis.

Tobira (A Porta)
Esse volume tem duas histórias. A primeira, que dá título ao volume, é sobre uma garota que tenta cometer suicidio mas não consegue e acaba no hospital, onde conhece uma garota e as duas planejam um suicidio colêtivo. A segundo história, ERRO, é, de novo, sobre uma prostituta adolescente que não acredita em amor e acaba se apaixonando (Enjo Kousai é um tema que chama muita a atenção de garotas adolescentes, até porque, as vezes, as proprias colegas estão envolvidas, então acredito que a primeira história sobre prostituição adolescente tenha sido bastante popular entre as leitores e resolveu escrever outra história com esse tema).

Os livros descritos acima estão na ordem que foram lançados no Japão. A ordem de lançamento nos EUA foi diferente. Esses mangás todos viraram séries live-action (drama) e, infelizmente, não achei muitas informações sobre a versão em carne-e-osso.

Depois de terminar sua coleção de histórias sobre problemas da juventude japonesa, Reiko Momichi começou uma nova série, Deai. Como já disse acima, o tema de prostituição adolescente causa bastante repercussão entre garotas adolescentes, tanto que ela escreveu duas histórias sobre o tema. Deai, públicado em 2003 e compilado em dois vôlumes, é sobre isso: a indústria sexual e prostituição adolescente. O mangá já foi licensiado nos EUA e será uma sub-série da coleção Confidential Confessions. Em 2005, ela públicou a série Kizuna, de três volumes, que foi bastante popular no Japão.

Suas histórias bem contadas e inovadoras explicam o porque dela ser uma das poucas autoras a ter quase todos os seus trabalhos públicados nos EUA (ao lado de Yuu Watase e CLAMP).

Pode ser meio díficil encontrar seus mangás na net por terem sido licensíados nos EUA e tal, mas fica a recomendação, ainda mais se você gosta de mangás com temas reais como Life e Vitamin (de Keiko Suenobu).

1 Comments:

  • puxa, será q não tem nenhum jeito de achar na net esse manga??
    já fucei tanto, mas não achei nada....

    By Anonymous Anonymous, at 2:22 PM  

Post a Comment

<< Home