Anno Moyoco
Moyoco Anno é, junto com Ai Yazawa, a autora de mangá favorito de mulheres no Japão entre 20 e 40 anos, que costumam acompanhar todos os seus mangás, sejam direcionados a homens jovens (seinen) ou a garotas de escola primária. Seus trabalhos costumam ser públicados pela Shodensha ou pela gigante Kodansha.
Mas quem é ela? Nascida em 26 de março de 1971 em Tokyo, ela começou a públicar mangás com apenas 18 anos na revista para garotas adolescentes Bessatsu Friend (Betsufure) da Kodansha. Ela estourou em 1995 com o mangá josei (para mulheres adultas) Happy Mania que narrava as histórias de Shingeta, uma mulher de 20 e poucos anos e sua bem humorada busca por amor. O mangá, muito comparado com Sex & the City, virou live-action em 1998. O mangá é um dos josei mais importantes dos últimos tempos e é um must-read para fãs do gênero (exemplos de mangá josei: Kimi wa Pet; Nodame Cantabile).
Mas não foi só com Happy Mania que a autora conquistou o seu fiel público de jovens mulheres. Em 1998, ela ganhou uma coluna fixa numa das mais populares revistas de moda e beleza, VoCe, onde ela falava sobre temas como moda, maquiagem, dietas, decoração, tratamentos estéticos, etc. A coluna, com humor afiado e ilustrações da autora, foi ficando cada vez mais popular e, finalmente, seus textos foram compilados em um livro: Bijin Gaho (Revista de Beleza). O livro virou best-seller e ganhou duas continuações. Os livros com suas colunas são considerados 'bíblias da mulher moderna' e ajudou a estabelecer sua popularidade.
Suas fãs são realmente fiéis. Você provavelmente não verá uma OL de 20 e poucos anos lendo um mangá para garotas de escola primária. Mas Sugar Sugar Rune, mahou shoujo que virou anime, públicado na Nakayoshi, é um dos mangás de maior sucesso entre mulheres de 20 e poucos anos. O mesmo vale para seinen: Hatakari Man é um mangá quase tão querido entre mulheres de 20 anos quanto Nana (e entre as de 30, provavelmente mais ainda).
Bijin Gaho, Hyper Bijin Gaho e Wonser Bijin Gaho: livros sobre moda e beleza bem-humorados ajudaram a popularizar Moyoco Anno.
Seu desenho é bem moderno e ela dá destaque a olhos e bocas. Eles quase sempre tem mulheres como protagonista e seus trabalhos costumam ser bem atuais, o que faz a sua legião de fãs se identificar com seus trabalhos. Seus títulos mais populares são o josei Happy Mania; os seinen Hatakari Man e Hana to Mitsubachi (Flowers & Bees) e o shoujo Sugar Sugar Rune. Ela escreve mangás de todos os gêneros: seinen, josei, shoujo para garotas adolescentes e crianças e seus trabalhos podem ser atuais ou épicos, comédias, dramas ou de fantasia. Sua popularidade se estende tanto entre as mulheres mais modernas, que leêm Cutie e Zipper e usam marcas alternativas, até as OL com suas impecaveis roupas de grife e de última moda até as jovens donas-de-casa. Com seus seinens, muitos homens também acabaram se atraindo por suas histórias bem contadas e hoje em dia ela também tem uma grande fanbase masculina.
Happy Mania; Flowers & Bee; Hatakariman; Sugar Sugar Rune: títulos mais populares de Moyoco Anno
Moyoco Anno é um pseudônimo, mas o mais bizarro é que, em 2002, ela acabou casando com um 'Anno' de verdade: Hideaki Anno, o diretor de Evangelion. Sua vida de casada virou o divertido mangá Kantoku Fuyukitodoki. Porém, o Anno deles é escrito com um kanji diferente e Moyoco Anno optou por manter o seu Anno orginal ;D.Atualmente, Moyoco Anno está trabalhando em Sugar Sugar Rune. Hatarakimen (algo como 'Viciada em Trabalho') (dois volumes) e Sakuran (um volume), sobre geishas, ainda não foram concluidos e continuam sendo públicados vez ou outra na Morning (Hatarakimen) e na Evening. O terceiro volume da Hatarakimen deve sair na primavera.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home