Shoujo Brazil: Ajudando a divulgar o Shoujo.

Sunday, April 30, 2006

Licensiamentos curiosos...

Pois então, estava lá no MangaCast e vi que tinham algums licenciamentos pros EUA curiosos.

Primeiro, Tsuki no Shippo ou Tail of the Moon, como poderá ser conhecido nos EUA. Devera ser lançado pela imprint Shojo Beat, já que foi licensiado pela VIZ. É uma daquelas histórias shoujos com a garota cheerful no Japão feudal. Ela era (ou é, sei lá -_-) públicada na Margaret (a Margaret mesmo, não a Betsuma) e tem umas cenas que fazem os mangás da Sho-comi parecerem Ursinho Pooh (tá, é um exagero, mas tem cenas racy sim) embora, pelo q eu ouvi falar, tem um enredo (diferente das da Sho-comi. Não que isso faça os mangás da Sho-comi serem ruins, mas enredo DE VERDADE a maioria não tem). Então, tinha uma huge following no Japão e foi (é?) públicado na Margaret durante anos, mas nunca foi realmente um sucesso grande, pelo menos, não no Japão (isso é, nunca entrou nas listas dos mais vendidos. Mais devia fazer sucesso para ser públicado na revista durante anos...).

Nos EUA ele é bastante popular (apesar dos fãs de shoujo americanos viverem reclamando que é under-rated) e foi licensiado... e isso me surpreendeu, eu não achava que esse mangá ia ser licensiado. Bom, eu não tenho nada bom ou ruim para dizer do mangá, o que li não me interessou muito, mas tem elementos que atrairiam muitos fãs de shoujo/mangá em geral, então baixem alguns cápitulos e julgue você mesmo. Agora que vai sair em tankobon numa lingua que eu entendo talvez eu compre o primeiro volume, eu costumo gostar MUITO mais do mangá real do que um lido na tela do PC, mas acho que Tsuki no Shippo não é meu estilo mesmo...

Agora, o mais interessante foi o licensiamento do livro Ima Ai ni, Yukimasu e eu acho que muito muito provavelmente será lançado na SB Imprint. Ah sim, SB Fiction é uma sub-imprint da Shojo Beat que pública livros japoneses que a VIZ acha que será popular entre leitores de shoujo e/ou garotas adolescentes. E até agora, todos os livros da SB Fiction foram bem interessantes. Eles já lançaram Sekai no Chusin De, ai wo Sakebu e Shimotsuma Monogatari.

Sekachu é uma dessas histórias de amor puro extremamente populares no Japão atualmente (não tanto quanto há 2 anos, mas ainda assim populares) e é o livro mais vendido da história no Nihon, com mais de 3 milhões de exemplares vendidos. Conta a história de um casal de adolescentes extremamente apaixonados e a garota descobre que tem leucemia. A história é contado tanto no presente, quanto há 17 anos atrás. Eu não li o livro AINDA mas o drama é MUITOO bom, por mais boba que a história possa parecer. E, alias, é muito melhor que Hana Yori Dango então, BAIXEM, BAIXEM, BAIXEM! Pretendo até fazer um post sobre o drama... Claro que nem tudo é perfeito, a VIZ lançou com o título de Socrates in Love que não tem NADA a ver com a história. Alias, pode até ter, mas meu cerebro não ligou e, bom, o título é ruim e ponto. E a capa é pessima também, tem uns mosaicos terriveis ;-;. Mas as pessoas que não leêm Japonês fluentemente (como eu) vão ter a oportunidade de ler e já tá bom. Sekachu já foi lícensiado na Itália, na França e na Ásia inteira e foi adaptado para um drama e um filme de enorme sucesso e até ganhou versão coreana.

Depois foi lançado Shimotsuma Story a.k.a. Kamikaze Girls. Esse livro ficou famoso no mundo graças ao filme que foi exibido em Cannes e fez sucesso de crítica mas no Japão já tinha virado best-seller. O filme e o livro são ambos bem divertidos e é sobre 'a pior amiazade do mundo', de uma meiga Gothic Lolita que só se importa com suas roupas e com uma bad girl membro de uma gang de bikers só de garotas e que vivem numa área rural em Tokyo.

Ima, Ai ni Yukimasu... é uma história de amor puro de fazer soluçar, assim como Sekachu. É a história de um casal jovem e o filho de 6 anos deles. A mãe fica doente e morre, mas antes dá ao filho um livro que diz que durante a temporada de chuva, os mortos podem voltar. E, um ano depois, durante a temporada de chuva, ela volta. Mas sem lembrar de nada. E ai eles tem que fazer ela se apaixonar por eles de novo. Além disso, a temporada de chuva só dura cerca de 1 mês. O livro fez bastante sucesso e virou filme e dorama e há planos para uma versão americana estrelando Jennifer Garner.

Tanto Sekai no..., errr, Socrates in Love e Kamikaze Girls foram licensiadas juntas com seus respectivos mangás (feitos depois do livro) e, no caso de Kamikaze Girls, o filme também foi lançado pela VIZ. Então, quem sabe, Ima Ai... tem filme e dorama, então quem sabe a VIZ não licensie o filme (eu meio que duvido, mas...). Eu não tenho a menor idéia se existe um mangá também, é provavel... Ai ao lado é a capa do livro e esse borrão branco é o garotinho correndo em baixo da chuva ;D.
Alguns títulos que eu acho que a SBFiction pode licensiar em breve: livros de Yoshi como Deep Love. Sim, os livros deles PODEM ser mal escritos e amadores como dizem por ai, mas eu tenho curiosidade de ler mesmo assim (e o site oficial dele dizia que os direitos de DeepLove pros EUA e para a Europa estavam sendo negociados) e 1 Rittoru no Namida que, alias, também é um dorama ÓTIMO e tristérrimo e é ainda mais triste pois é uma história real.

Então é, esse post não foi nenhuma notícia, só algumas informações aleatórias e a minha opinião, mas espero que tenham gostado mesmo assim.

E ai? Opiniões?

Saturday, April 29, 2006

Notícas do anime de NANA.


O site ofícal do anime foi atualizado e está com novo layout e muitas novas infos.

Primeiro, a data de lançamento dos singles de abertura e encerramento. Roses cantado por Anna Tsuchiya e A Little Pain de Olivia Lufkins serão lançados no mesmo dia, 28 de junho e ambos virão em duas edições. CD e CD+DVD. A versão CD+DVD será limitada e virá com um adesivo de brinde. Já a trilha sonora (que provavelmente só terá as músicas do fundo) chegara as lojas na semana seguinte, dia 7 de julho e a First Press terá um livro de imagens de 49 páginas!

Além disso, o DVD será lançado dia 7 de julho. Tem duas maneiras de escrever datas, a que usamos no Brasil: dia, mês, ano ou como usamos em países como os EUA, o mês antes do dia. Alguns países, como a Inglaterra e o Japão usam os dois metódos (no Japão, além disso, usa-se o ano antes do mês e do dia) e, usando o metódo americano, o dia de lançamento é o dia 7/07 ou seja 707 (ok, eu não precisava dar essa explicação gigante, vocês são pessoas inteligentes e iriam entender mesmo sem explicação nenhuma, maaaaaaaas ^^...). E 707 é o número do apartamento onde vivem as Nanas! E para comemorar, o primeiro DVD custará apenas 707 yens o que é, tipo, muitoooo barato para um DVD no Japão. E custará 707 yen por 77 dias! Oh sim, e se vocês não sabem, Nana também significa 7 em Japonês. Depois desses 77 dias, o DVD passara a custar 1,890 yen, o que ainda é MUITO barato para os padrões japoneses. Mas bom, dai em diante, todo mês será lançado um novo DVD custando 3,990 yen.

Além disso, o jogo para PSP será lançado dia 6 de julho.

Mais animes shoujos


Kiniro no Corda é o próximo shoujo a ser transformado em anime. Originalmente um jogo de video-game, o mangá é públicado na revistaLala (Karekano, Ouran) da editora Hakusensha. O cast de seyuus do anime será o mesmo do jogo de PSP e o anime será produzido pela Yumeta Company. Não há data de estréia ainda.

De Hino Kahoko, o mangá tem como protagonista a garota Kahoko Hino que um dia conhece estranho garoto mágico que diz ser o guardião da música. E ele precisa da ajuda dela e, assim, ela acaba numa competição para escolher o melhor músico e ela nem sabe tocar um instrumento! Para sorte dela, os seus 5 rivais viram seus amigos e, talvez, mais. Seria um pentagono amoroso? O mangá já foi licensiado para os EUA mas ainda não se sabe a data de lançamento do primeiro volume.

Thursday, April 27, 2006

Honey & Clover: Filme e anime

A revista feminina Non-no, da editora Shueisha (a mesma que pública Honey & Clover, o mangá), públicou fotos do elenco e dos cenários do filme que vocês podem conferir abaixo:

A julgar pelas fotos, o filme será bem fiel ao mangá. Foi postado originalmente na community de Hachikuro no LJ. O filme estréia em julho no Japão e será protagonizado por Sakurai Sho, membro do Arashi. Ele fará o papel de Takemoto. Também estarão no filme Yu Aoi (Hagu), Yusuki Iseya (Morita), Ryo Kase (Mayama Takumi) e Megumi Seki (Ayu).

Pelo que li na Internet, a segunda temporada, que estreia em Julho, terá um diretor diferente e focará, principalmente, personagens secundários ou que aparecerem menos na primeira. Eu tenho minhas duvidas sobre a info. dos personagens, pois pelos scans da revista Newtype, Hagu, Morita etc continuam sendo os que mais tem destaque.

Monday, April 24, 2006

Os shoujos mais vendido em Março

Tirado do Shoujo Manga Outline as usual.

1
Título (vol): Nana (15)
Autora: Ai Yazawa
Revista em que é públicado: Cookie
Selo: Ribon Mascot Comics (Cookie)
Editora: Shueisha
Comentários: Nana é um dos mangás mais populares no Japão atualmente, vendendo milhares de cópias e ocupando o primeiro posto de todas as listas dos mais vendidos. O mangá é públicado na França, na Itália, nos EUA e deverá a começar a sair esse ano na Espanha.
.
Nana é a história de duas Nanas. Nana Oosaki é a vocalista de uma banda de rock em ascenção, cheia de atitude. Em outra parte do Japão, a bobinha Nana Komatsu vive sendo desiludida por homems. Por motivos diferentes, as duas resolvem se mudar para Tokyo e ambas se encontram no trem. Elas acabam dividindo um apartamento.
.
A história tem muitas viradas e surpresas mas sem trair as verdadeiras caracteristicas dos personagens, todos com seus defeitos e qualidades, fazendo com que a história se torne extremamente real e acreditavel.

2
Yamato Nadeshiko Schichi Henge (15)
A.K.A. (also known as):
Transformando-a em uma garota perfeita (tradução), Perfect Girl Evolution (título em Inglês e título oficial na Alemanha), The Wallflower (título oficial americano).
Tomoko Hayakawa
Betsufure
KC Betsufure
Kodansha

3
V.B. Rose (6)
Hidaka Banri
Hana to Yume
Hana to Yume Comics
Hakusensha





4
Mizu ni Sumu Hana - Romance of Darkness (5)
Chie Shinohara
Betsucomi
Flower Comics
Shogakukan





5
Penguin Kakumei (3)
Revolução Penguim
Sakura Tsukuba
Lala
Hana to Yume Comics
Hakusensha




6
Five (4)
Shiori Furukawa
Betsuma
Margaret Comics
Shueisha





7
Cat Street (4)
Yoko Kamio
Betsuma
Margaret Comics
Shueisha





8
Mitsu x Mitsu Drops (6)
Honey & Honey Drops
Minami Kanan
Sho-comi
Flower Comics
Shogakukan




9
Oniichan to Isho (5)
Com meus Irmãos
Tokeino Hari
Lala
Hana to Yume Comics
Hakusensha




10
B.O.D.Y. (6)
Ao Mimori
Betsuma
Margaret Comics
Shueisha





Comentários:
Obviamente, NANA aparece em primeiro lugar. Alguns mangás, acho eu, devem aparecer na lista do mês que vem também como Cat Street.

A Shueisha tem quatro títulos. Nana e três títulos da Betsuma, todos muito bons. B.O.D.Y. é a história de uma garota que tem uma queda pelo timido e quieto garoto que senta ao seu lado. Ela fica surpresa ao saber que de timido, o garoto não tem nada e ele leva uma vida secreta! Já Five, que chama atenção pela sua arte peculiar, é sobre uma garota que vive sendo transferia de escola (graças ao trab do pai) e sonha em ser uma estudante normal, até que, na nova escola, ela acaba numa turma só de garotos! E ainda por cima, cinco deles se apaixonam por ela. E Cat Street é um mangá bem legal da autora de Hana Yori Dango. Muitas infos. sobre ele podem ser encontrados pela internet, então... Cheio de títulos da Hana to Yume e da Lala na lista. Sei pouco sobre a maioria deles, por isso não falarei muito sobre eles...

E claro, Yamato Nadeshiko... Esse mangá, públicado na Betsufure, é bem divertido e é sobre uma garota, Sunako, que só se veste com roupas feitas por ela mesmo, tem cabelos que não foram penteados a anos e uma afeição por caveiras, serial killers, etc. e a tentavia de quatro bishonens para transforma-las e uma lady e assim não precisarem pagar aluguel para morar por três anos na mansão que pertence a tia da Sunako. A arte peculiar, o humor afiado e a situação de Sunako, que faz as garotas a invejarem, são a chave do sucesso desse mangá.

Deixem suas opiniões e até mais ;]

BláBláBlá...

- Nós temos Angel Sanctuary e Fruits Basket. Ah, e uma legião de CLAMP. Os mexicanos tem isso tudo, mais Karekano, Marmalade Boy e em breve terão Sailor V e Sailor Moon. Os argentinos acabam de 'ganhar' Marmalade, tem ParaKiss, Mayu Shinjo e todos os mangás que a IVREA, que é argentina, pública na Espanha na qualidade espanhola que é ótima. Pois é... =|... pelo menos eles não tem MeruPuri, HA!! *o invejoso*

- NANA, o anime, conseguiu mais de 6% de audiência sendo exibido há meia-noite. 6% é, provavelmente, a maior audiência que um anime conseguiu a meia-noite. Com isso, Nana entrou no Top 10 dos animes mais vistos (animes andam mal no Japão, hein? Me lembro quando o top 10 inteiro tinha audiências acima de 11%). Não que já não fosse esperado... mas parece, que os produtores tiveram alguns problemas com Ai Yazawa, pois eles queriam "animar" um pouco a história e ela queria que a história fosse o mais fiel. Com audiência alta, os fãs estão reclamando sobre as seyuus, entre outras coisas mas parece que ninguém reclamou do jeito que a história foi contada, então, ponto para Yazawa-sensei! [fonte Yahoo Japan]

- Se você ficou curioso para ver o SP de Chibi Maruko-chan que eu estava comentando a alguns posts, foi postado no D-Addicts sem legendas: .bump.

Sunday, April 23, 2006

Vampire Knight será públicado na Shojo Beat

Hino Matsuri é uma autora que pública na revista shoujo LALA. Ela ficou famosa entre os fãs de mangá no mundo inteiro com o sucesso de sua série Merupuri. O sucesso foi tanto que até no Brasil esse shoujo chegará, trazido pela Panini.

Sua série mais recente se chama VAMPIRE KNIGHT e fala sobre o prestigioso internato Cross Academy, que é dividido em duas turmas: a que estuda de dia e a que estuda de noite. Os alunos noturnos são bastante populares e muitos dos alunos que estudam antes esperam eles sairem de seus quartos para poder admirá-los. O que eles não sabem, é os alunos da noite são vampiros.

Os nossos protágonistas são Yuuki Kurosu e Zero Kiryiuu. Os dois tem como missão manter o segredo dos estudantes noturnos e manter a paz entre os dois grupos.

Apesar dos vampiros não serem muito simpáticos, Yuuki deseja que humanos e vampiros possam viver juntos em paz. Ela acredita que existem vampiros do bem, como aquele que a salvou 10 anos atrás. Já Zero está determinado a acabar com todos eles, desde que sua familia foi morta por um há 4 anos.

O mangá está fazendo sucesso no Japão, onde está sendo públicado pela Lala. A VIZ anunciou que o mangá será públicado em sua ântologia shoujo, a Shojo Beat, a partir da edição de Julho.

A questão é: será que irá substituir algum mangá? Quando a VIZ anúnciou a Shojo Beat, eles disseram que os títulos não iriam necessariamente ser públicados inteiros na revista, e alguns seriam interrompidos no meio para só serem públicado em tankobons, mas nada foi dito sobre algum mangá deixar de ser públicado para dar espaço ao novo título.

Mas se algum título for interrompido, a maior aposta é Godchild de Kaori Yuki (Angel Sanctuary) pois é um shoujo gotico, assim como Vampire. Outros possiveis títulos são Baby & Me de Marimo Ragawa, o menos popular entre os leitores da revista. Claro que há a possibilidade de nenhum título ser substituido, afinal a VIZ não anúnciou nada.

E ai? Opiniões?

Saturday, April 22, 2006

Mais vendidos no Japão

Listas dos mais vendidas da Tohan (semana que terminou dia 19/4) e da Taiyosha (semana que terminou dia 16/4). Lembrando que só boto mais infos nos títulos shoujos.

Taiyosha

1. One Piece vol. 41

2. Naruto vol. 32

3. LIFE
Vol. 12

Keiko Suenobu
Kodansha

4. Ouran High School Host Club
Vol. 8

Bisco Hatori
Hakusensha


5. Worst vol. 14


6. Hanma Baki vol. 2

7. Hanma Baki vol. 1

8. Mai-Oto Hime vol. 3

9. Pluto vol. 3

10. Gintama vol. 10


Tohan

1. The Five Star Stories

2. One Piece vol. 41

3. Naruto vol. 32

4. Ouran High School Host Club vol. 8

5. Life vol. 12


6. Worst vol. 14

7. Pluto vol. 3

8. Hanma Baki vol 1 + Hanma Baki vol. 2

9. Gintama vol. 12

10. Nana
Vol. 15
Ai Yazawa
Shueisha

Comentários: Pode ser só coincidência, mas os mangás que ganharam animes aparecem melhores posicionados na Tohan. Nana 15 volta, depois de uma semana fora da lista. O número 1 das duas listas é diferente. Na da Tohan é o veterâno The Five Star Stories, enquanto na Taiyosha One Piece passa mais uma semana em primeiro lugar.

Ouran se mantém estavel na mesma posição da semana passada, enquanto na da Taiyosha caiu para dar lugar ao shoujo Life, um mangá extremamente popular públicado na Betsufure e que fala sobre temas como auto-mutilação, depressão, suícidio, etc. Eu recomendo. Já está licensíado nos EUA, na Itália e na França. Nos EUA, o primeiro volume foi lançado semana passada e não fez feio, estreando na lista das graphic novels mais vendidas também.

ALÉM DISSO...
Algumas notícias relacionados a mangás shounens:

Conferência de imprensa de Death Note (em Inglês. Comenta sobre a colêtiva e fala que a pré-venda de ingressos já superou a do primeiro Harry Potter. Levando em conta que Harry Potter 1 é um dos filmes mais vistos da história do Japão, podemos esperar bastante de Death Note). (via MangaNews)

Caveleiros do Zodiaco de volta no Japão (Em Português, traduzido do fórum do Manganews que diz que o "anime foi um grande sucesso principalmente na Európa". Hunf! Se a pesquisa fosse um pouco mais bem feita, eles descobririam que o anime também foi um grande sucesso na América Látina e no resto do mundo inteiro, na verdade. Eu nunca fui um grande fã de Cavaleiros, era muito complexo para o mim, que na epoca era só um estudante pré-escolar no Jardim 3 ou 2, mas eu tinha os bonecos e o album semi-completo e fui no cinema ver o filme. Mas como tinha uns 5, 6 anos, não aguentei e sai no meio da sessão pois não acontecia absolutamente NADA o filme inteiro :]. Mesmo assim, foi graças a Cavaleiros que eu descobri os animes, mas foi com Sailor Moon que eu me interessei de verdade).

Friday, April 21, 2006

SP live-action de Chibi Maruko-chan é um sucesso!

O especial live-action de Chibi Maruko-chan alcançou 23% de audiência, rating altissimo para TV japonesa (por exemplo, foi maior do que a audiência do último cápitulo de Hana Yori Dango, que foi um enorme sucesso: 22,4%).

Chibi Maruko-chan é a história de uma garota de 8 anos crescendo nos anos 70. Originalmente públicado na Ribon, a partir de 1986, a autora Sakura Momoko baseou-se em sua propria vida. O mangá e o anime contam o cotidiano da famila de Maruko-chan (nome real: Sakura, igual a autora): os avôs corujas, a irmã inimiga, a mãe preocupada e o pai alienado e também sua relação com os coleguinhas de escola.

O mangá vendeu cerca de 2 milhões por volume, números tão grandes quanto NANA e o anime, exibido até hoje, alcançou em 1990 34,8% em audiência, até hoje a maior audiência para um anime no Japão. Hoje em dia, é o segundo anime mais visto toda semana, atrás apenas de Sazae-san (mas quando o capítulo é especial, como o de três semanas atrás e o de semana passada, passa facilmente). Chibi Maruko-chan é, portanto, o anime shoujo de maior sucesso da história! (pelo menos no Japão, Sailor Moon deve ser o de maior sucesso no resto do mundo).

Eu me pergunto se, com o sucesso desse especial, a Fuji TV não planeja fazer um dorama... se bem que deve ser dificil fazer um drama com a versão anime sendo exibida simultâneamente. Pode cansar os telespectadores e diminuir a audiência de um deles ou de ambos.

Para ver a imagem em maior resolução, clique na imagem ao lado.

E ai? Opiniões?

Mizu ni Sumu Hana - Romance of Darkness: trailer já disponivel

Mizu ni Sumui Hana - Romance of Darkness é um mangá públicado na Betsucomi e escrito por Chie Shinohara, que ficou famosa ao públicar o popular mangá Anatolia Story. O mangá está fazendo sucesso (vide a lista dos mais vendidos semana passada) e foi adaptado para o cinema, estreando nos cinemas Euro Space no Japão em Maio.

Acabo de ver no Blog da Valéria, que o trailer para o filme live-action já está disponivel no site oficial.

O mangá ainda não foi licensiado em nenhum lugar no Ocidente, mas o Shoujo Magic está traduzindo para o Inglês.

Um pouco do enredo, tirado do site do Shoujo Magic:
"Aconteceu num piscar de olho. A vida de Rikka vira de cabeça para baixo quando o ônibus escolar que estava levando-a para uma excursão de escola cai dentro de um lago. Todos dentro do ônibus afundam... exceto Rikka, mas ela não foi salva por pura sorte. Quando ela sai do hospital, Rikka é atacada diversas vezes em uma série de incidentes involvendo água... e uma sádica e bela criatura aquática cujo nome é -- Rikka!? O que nossa heroina tem que a sádica Rikka quer de volta? O que foi que a salvou de ter afundado, graças a quem e o porque?"

O filme, que está sendo considerado um "filme de terror", tem como protagonista a atriz Aki Maeda que está com popularidade crescendo no Japão. Como a Rikka 'do mal' temos Keiko Kitagawa, mais famosa no Ocidente pelo seu papel como Sailor Mercury em PGSM, o live-action de Sailor Moon. No Japão, Keiko Kitagawa é um sucesso entre garotas adolescentes por ser a modelo mais popular da revista de moda SEVENTEEN, junto com Nana Eikura (também estrelando em um filme baseado em um shoujo: Boku wa Imouto ni Koi wo Suru). Keiko, alias, terá um papel importante no terceiro filme da série 'Velozes e Furiosos': 'Fast and Furious 3: Tokyo Drift'.


Links:
Imagem do mangá tirada do ótimo Shoujo Manga Outline.
E ai? Opiniões?

Sunday, April 16, 2006

Eu não sei se eu fico com inveja ou com pena desse mocinho que tá indo para o Japão só para ver o filme live-action de Hachikuro o.o'. Bom, vão lá dar uma olhada no blog dele e vejam como o ingresso de preorder é bonitinho, assim como o envelope que o ingresso vem e a moeda que você ganha como brinde. Tem algumas infos lá, mas não muita coisa que você já não saiba se você é leitor desse blog ~_^.

(via Blog da Lina)

Nova revista Josei

Josei é mangá para mulheres adultas. Muitos consideram o gênero, um subgênero do shoujo e eu acho que não estão errados. O josei de maior sucesso no mundo, acredito eu, é Kimi wa Pet e, atualmente, Nodame Cantabile está arrasando no Japão.

Então, a Kodansha (Nakayoshi, Betsufure, Kiss, Dessert) estará lançando uma nova revista josei, a Beth. A revista será direcionada as "pretty otakus" e, além de mangás, terá colunas sobre videogames, livros, animes, filmes, cosméticos, saúde entre outros assuntos. O site oficial aqui.

Entre as autoras que públicaram na revista está Yayoi Ogawa de Kimi wa Pet.

Friday, April 14, 2006

Site oficial do anime de Bokura Ga Ita no ar

Anunciei ontem em primeiro mão que Bokura Ga Ita iria virar anime em julho. O site oficial já está no ar aqui. Podemos conferir um pouco do character design que está bem fiel ao mangá.

O diretor será Akitaro Daichi, o mesmo que dirigiu o anime de Kodomo no Omocha e, mais recentemente, o de Fruits Basket.

Bokura Ga Ita é públicado na Betsucomi e é um dos shoujos mangás mais populares no Japão atualmente, tendo vendido 5 milhões de cópias e chegado a segunda posição do ranking da Tohan quando o 9o volume foi lançado (ficou atrás apenas de Nana). Para mais informações sobre o mangá, leia o post abaixo.

Wednesday, April 12, 2006

Bokura Ga Ita vira anime

BOKURA GA ITA (Era uma Vez Nós; Nossa Existência; Esse Somos Nós; Nós Estivemos Aqui e milhões de outras traduções) virará série animada em Julho desse ano de acordo com a nova edição da Betsucomi.

O mangá é um dos shoujos mais populares atualmente e é um sucesso enorme entre garotas adolescentes. Ele conta a história de Nana, uma garota simpática que entra na high school a procura de amigos e um amor. Lá ela conhece o garoto mais popular, Yano. Em sua ântiga escola, 1/3 de todas as garotas se apaixonaram por ele. Mas Nana não gosta dele... Isso é, quanto mais ela vai conhecendo ele, mais ela vai se apaixonando.

O que parece um simples shoujo é uma história tocante, com bastante humor e com bastante drama. Está sendo públicado na Espanha pela IVREA, com o título de ERASE UNA VEZ NOSOTROS, onde já está no 6o volume e em maio a Soleil começa a públicar o mangá na França, com o título de C'ETAIT NOUS.

Mais informações sobre o anime na Betsucomi desse mês, que também traz um novo cápitulo de SUNADOKEI. Para quem não sabe, Sunadokei é uma história de uma mulher de 30 anos prestes a se casar que volta ao tempo e revive o seu inesquecivel 14o ano de vida. SUNADOKEI, que significa AMPULHETA, está sendo públicado na Itália, Espanha e Alemanha e só sai bimensalmente na Betsucomi, pois cada cápitulo tem entre 80 e 100 páginas. Atrás de Bokura Ga Ita, é o segundo mangá mais popular da revista.

Então é isso. Mais um anime shoujo nas nossas telinhas (de computador, claro) e esse será bem peculiar pois é baseado num mangá da Betsucomi e é um tipo de história que não costuma ser adaptada e animada. Vamos esperar um anime com qualidade de Ouran e Nana e não um com qualidade Peach Girl, o último anime baseado num mangá teen que foi animado (provavelmente, só para 'tapar-buraco').

Eu ainda não sei qual o canal que transmitirá o anime e não achei a informação no site da Betsucomi.

Dizem também que Bokura Ga Ita vai virar filme e tem uma noticia postada aqui que diz que o 'filme' de Bokura Ga Ita tá no meio do processo de casting. Isso é correto? Ou eu tô entendendo tudo errado? Alguém que lê japonês me ajude, please?

Capas dos mangás de Bokura Ga Ita:


RECLAMAÇÕES E NOTÍCIAS
Mais notícias que reclamações

Os forums de mangá e anime no Brasil são tristes. O da Henshin, é o fundo do poço. Sem moderação, com um monte de gente burra (extremamente burra) e preconceituosa e muito má-informada sobre mangá de qq gênero. O do AnimePro é até respeitoso, mas muitas pessoas lá ainda tem preconceito com shoujo. Não gosto nem de checar os fórums brasileiros. Mas, por algum motivo, acabei me registrando no fórum do AnimePro. Então, quando o tédio profundo bater ou eu lembrar, irei marcar presença lá apenas para discutir com os retardados que afirmam que "já tem shoujo mangá o suficiente no mercado" (e é dai para baixo. Tem um fulano por lá dizendo que nós não temos o direito de reclamar a falta de shoujo pela Conrad pq eles anunciaram tanto título de renome e que ninguém ia preferir HanaKimi do que aqueles títulos, só que mangás aqueles mangás estranhos que eles lançam, esse sim não são importantes o suficientes e poderiam ser substituido por shoujos *rolleyes*).

Blá... fórums no Brasil precisam de mais fãs bem informados e inteligentes. Mas dá para entender pq os fãs bem informados e inteligentes passam longe... Tá, eu tô sendo injusto, o forum do AnimePro tem pessoas informadas e legais... mas os tópicos lá são tão chatos x_x.

Tá, então, algumas notícias...

A Shogakukan vai lançar uma linha de light novels. Para quem não sabe, light novels são livros com ilustração de mangá mas com muito mais texto que imagens. Assim como mangás são públicados em antôlogias antes de virarem tankobons; as light novels podem ser públicadas em ântologias literárias (mas nem sempre). Um exemplo de light novel é Maria Sama Ga-Miteru que originou um anime e uma versão mangá shoujo públicado na The Margaret.

Bom, como estava dizendo, a Shogakukan vai começar a lançar light novels. Terá uma linha shonen, a Gagaga e a linha shoujo, Lululu. Elas começaram a ser lançadas no outono de 2007 de acordo com o MangaNews e a Shogakukan está procurando autores de light novels através de concurso.

ALÉM DISSO, tanto na lista da Taiyosha (da semana que terminou dia 9/04) e da Tohan (da semana que terminou dia 12/04), Ouran High School Host Club, aparece em 4o atrás de três títulos extremamente populares da Shonen Jump (One Piece; Naruto e Gintama). Ouran é um dos shoujos mais populares atualmente e acaba de ganhar um anime, que foi super elogiado. Na lista da Tohan ainda temos mais um shoujo: o terceiro volume de Vampire Knight, de Hino Matsuri, autora de MeruPuri, que chega em breve no Brasil.

Já na lista da E-hon, feita apenas em livrárias selecionadas, Ouran aparece em quinto e Nana ainda tá na lista, em 10o. Outros shoujos no Top 20 são Vampire Knight, e Hana no Yorimi, Hana no Godoku em 20o (se a lista da Tohan fosse até o 20o, Hana no Yorimi... provavelmente estaria em 18o ou 19o). Todos os títulos que aparecem nessa lista (tirando Nana) são públicados na Lala e públicados no selo Hana to Yume Comics.

E, a Playarte quer lançar Nadja em DVD. Alias, Azumi (filme japonês) vai ser lançado no Brasil para locação... eu quero ver, tem a Aya Ueto e eu gosto dela.

Sunday, April 09, 2006

10º Tezuka Osamu Cultural Award é um prêmio muito respeitado patrocinado pelo jornal Asahi e dado para o melhor mangá escolhido por um comitê que inclui críticos, artistas de mangá e escritores.

Esse ano, os finalistas são:
Eve no Nemuri de Akimi Yoshida (Shogakukan)
Ousama no Shitateya ~Saruto Fuinito~ de Okawara Ton (Shueisha)
Shissou Nikki de Hideo Aduma (Eastpress)
Danchi Tomoo de Tobira Oda (Shogakukan)
Nana de Ai Yazawa (Shueisha)
Nodame Cantabile de Tomoko Ninomiya (Kodansha)
Hataraki Man de Moyoco Anno (Kodansha)
Historie de Hitoshi Iwaaki (Kodansha)
Moyashimon de Ishikawa Masayuki (Kodansha)
Real de Takehiko Inoue (Shueisha)
Little Forest de Daisuke Igarashi (Kodansha)
(lista copy+past do Shoujo Café)

Os shoujos e joseis na lista são o ótimo josei Nodame Cantabile; o superpopular Nana e a continuação de Yasha, Eve no Nemuri (da autora de Banana Fish). Além disso, Hatakari Men de Moyoco Anno está na lista (mas é um seinen).

Muitos rankings...

Os rankings da Tohan e da Taiyosha. O da Tohan pesquisa em lojas onde o grande público compra, já a Taiyosha pesquisa principalmente em lojas onde Otakus compram embrando que só boto as infos. completas quando o título é shoujo.

Ranking da Tohan (29/03)

1. Pluto vol. 3

2. Neon Genesis Evangelion vol. 10

3. Berseck vol. 30

4. Fullmetal Alchemist vol. 13

5. NANA vol. 15
Ai Yazawa

Shueisha

6. Cat Street vol. 4
Yoko Kamio
Shueisha

7. Mizu ni Sumu Hana - Romance of Darkness vol. 5
Chie Shinohara
Shogakukan


8. Team Medical Dragon vol. 11

9. Parfait Tic! vol. 17
Nagamu Nanaji
Shueisha

10. Love Celeb
Mayu Shinjo
Shogakukan

Ranking da TAIYOSHA (27/3~02/4)

1. Pluto 3

2. Berseck vol. 30

3. Nana vol. 15

4. Team Medical Dragon vol. 11

5. Seto no Hanoyame vol. 9

6. Holyland vol. 12

7. Fullmetal Alchemist vol. 13 (edição limitada)

8. Fullmetal Alchemist vol. 13

9. Cat Street vol. 4

10. Mizu ni Sumu Hana - Romance of Darkness vol. 5

Comentários: Nenhuma surpresa. O primeiro lugar foi para Pluto, claro, pois é uma obra de Naoki Urasawa (20th Century Boys; Monster; Yawara!) baseada numa de Osamu Tesuka. Um dos maiores autores de mangá da atualidade reescrevendo uma obra do maior autor de mangá.

Quanto aos shoujos na lista: NANA se mantém bem em sua terceira semana na lista. Romance of Darkness é uma óbra da autora do best-seller Anatolia Story e Cat Street, da autora de Hana Yori Dango. Apesar de ambos serem públicados em revistas adolescentes, grande parte de suas leitoras são mulheres de 20 e poucos anos. Love Celeb é uma obra da conceituada Mayu Shinjo e Parfait Tic! é a obra mais popular da Margaret, públicado a anos.

E mais uma lista... a dos mangás mais vendidas da editora Shueisha em março/06:

1. NANA vol. 15

2. Hunter X Hunter vol. 23

3. Bleach vol. 21

4. Es21 vol. 18

5. Cat Street vol. 4

6. Mr Fullswing vol. 22

7. Steel Ball Run vol. 7

8. Gokusen vol. 13
Morimoto Kozueko


9. Parfait Tic vol. 17
Nagamu Nanaji

10. Coutatch vol. 5

11. Hana Yori Dango - Edição de Luxo vol. 14
Yoko Kamio

12. Muhyo to Rose vol. 5

13. Gag Manga vol. 7

14. Tough vol. 10

15. Bronze vol. 14
Minamio Ozaki

16. Nikku 2nd Stage vol. 1

17.
Yaoh vol. 3

18. Hôshin Deluxe vol. 17

19. Naruto Film 2 Anime Comic

20. Hr Detsukamaete

Comentários: Como de costume, os títulos shoujos apareceram melhor posicionados na da Tohan no que da Taiyosha. A lista da Tohan é a mais confiavel, pois mostra mais o que o grande público está comprando.

Quando a lista da editora Shueisha, que mostra o desempenho dos mangás da editora o mês inteiro, aparece GOKUSEN, um mangá josei sobre uma professora que é neta de um dos lideres da Yazuka e dá aula para uma turma infernal. GOKUSEN foi adaptado para um dorama que foi um dos dramas de maior sucesso dos últimos tempos, inclusive passando a marca dos 30% em audiência.

O outro título na lista é BRONZE, um mangá yaoi públicado na Margaret. É um mangá clássico já, públicado a anos e que as vezes todo mundo acredita que acabou e a autora não vai voltar a públicar, mas ela sempre volta.

Wednesday, April 05, 2006

FILMES...

Mais infos sobre os filmes de BokuImo e Hachikuro


* Houve um evento para apresentar o elenco de BokuImo e foi no dia do aniversário de Yori e Iku, os protagonistas do mangá, então teve um bolo. Não há nenhuma foto do evento por enquanto e nem se sabe se foi um evento aberto para fotografos. A foto acima, uma das primeiras que eu já vi na Internet em alta qualidade, é do diário de filmagens do filme que está na ShoComi desse mês. É a única foto que eu achei, por enquanto. O site oficial do filme aqui, mas ainda está em processo de construção.

* Se você gosta da trilha sonóra do anime de Honey & Clover, ficara feliz em saber que o filme manterá o mesmo estilo de música. Todas as músicas tocadas durante o anime, com excessão da abertura e do encerramento, foram ou da banda de enorme sucesso SPITZ ou de Suga Shikao. Para o filme, SPITZ cantará a abertura enquanto Suga Shikao escreverá o encerramento, que será cantado pela boyband Arashi, cujo o protagonista Sho Sakurai, faz parte (assim como Matsumoto Jun, protagonista de BokuImo). A música cantada por Arashi se chama Aozora Pedal. O site oficial aqui, mas ainda está em processo de construção.

* E falando em filmes baseados em shoujos... vejam que curioso...

Tuesday, April 04, 2006

SHOUJOS MAIS VENDIDOS EM FEVEREIRO

Meio atrasado, mas bom... a lista dos mangás shoujo mais vendidos de Fevereiro no Japão. Tirado do site Shoujo Manga Outline.

1
Título (vol): Skip Beat (12)
Autora: Yoshiki Nakamura
Revista em que é publicado: Hana to Yume
Selo: Hana to Yume Comics
Editora: Hakusensha

Mangá bastante popular de Yoshiki Nakamura, já conhecida pois seu mangá Tokyo Crazy Paradise foi um grande sucesso no Japão (apesar de ter fracassado na Itália).

Skip Beat é a história de Mogami Kyouko, uma garota legal, bonita, trabalhadora e quieta que acaba se apaixonando pelo seu amigo de infância, Fuwa Shou. Shou está cansado de Kyoto e convida Kyouko para se mudar com ele para Tokyo. Ela aceita, muito feliz.

Mas, ao chegar lá, descobre que ele só a chamou para fazer o trabalho doméstico enquanto ele tenta ficar famoso! Ela resolve se vingar. Como? Ficando mais famosa que ele.

2
Pheromomania Syndrome (8)
Ichiha
Hana to Yume
Hana to Yume Comics






3
Koukou Debut (5)
Tradução: Escola Secundária Debut
Kazune Kawahara
Bessatsu Margaret (Betsuma)
Margaret Comics





4
Clover (17)
Chiya Toriko
Cookie
Margaret Comics
Shueisha





5
Shanimuni Go (22)

Marimo Ragawa

Hana to Yume

Hana to Yume Comics

Hakusensha





6
Fruits Basket (19)
Natsuki Takaya
Hana to Yume
Hana to Yume Comics
Hakusensha






7
The Ghost Hunt (9)
Inada Shiho/Fuyumi Ono
Nakayoshi
KC Nakayoshi
Kodansha



8
Eikawa School Wars (1)
School Wars de Conversação de Inglês
Tomo Matsumoto
Lala

Hana to Yume Comics
Hakusensha





9
Sugar Sugar Rune (5)
Anno Moyoco
Nakayoshi
KC Nakayoshi
Kodansha






Nante Suteki ni Japanesque (3) - Hitozuma Hen
O Delicioso Japanesque - Versão Hitozuma
Naomi Yamauchi e Saeko Himuro
Hana to Yume
Hana to Yume Comics
Hakusensha






Comentário:
Nada não esperado na lista. Muitos títulos da Hakusensha, seis títulos! Furuba e Koukou Debut estão na lista pelo segundo mês consecutivo. Também na lista, o primeiro volume de Eikawa School Wars, que significa English Conversation School Wars e pelo que eu entendi da descrição em italiano, parece um mangá bem inovador com inglês, muitos personagens estrangeiros, etc. A autora escreveu o best-seller KISS, sobre música clássica, que eu recomendo.

Outros títulos na lista conhecidos são Shanimuni Go!, mangá sobre esporte bem legalzinho, de Marimo Regawa que também fez Baby & Me. E CLOVER, mangá que, assim como Honey & Clover, já passou por um monte de revista e hoje está na COOKIE. Ele é josei e é bem famoso e popular no Japão. Outro título é Nante Suteki ni Japanesque - Hitozuma Hen, que é uma revisão de um mangá ântigo de muito sucesso.

E na lista tem DOIS títulos da Nakayoshi. Normalmente, a Nakayoshi, apesar de ser uma das revistas de maior circulação, não emplaca muitos títulos na lista dos mais vendidos. GHOSTHUNT é um mangá cujo o público-alvo são garotas muito mais velhas que as leitoras da Nakayoshi, alias, o mangá começou na AMIE que era para Nakayoshi, o que a Cookie é para a Ribon e onde era públicado o mangá CLOVER da Clamp. Mas a Amie faliu e GHOSTHUNT, o título mais popular, migrou para a Nakayoshi para atrair um público mais velho para a revista. Está só no oitavo volume, mas o mangá está saindo desde 1998 e fazia anos que um novo tomo não era públicado.

Já o outro mangá da Nakayoshi é o ótimo SUGAR SUGAR RUNE, de Moyoco Anno (leia post sobre ela aqui nesse blog) e só o nome da autora já é o suficiente para botá-lo na lista ;D. Ambos os mangás tem um público mais velho que o de garotas primárias: Sugar Sugar Rune tanto garotas mais novas quanto mulheres mais velhas, fãs de Moyoco Anno e Ghosthunt, principalmente, pessoas mais velhas que as garotas de escola primária que leêm a Nakayoshi.

Detalhe: Yaoi e josei não estão incluidos nessa lista.

Isso é tudo, até mais.