Mais licenciamentos nos EUA
Nas últimas semanas, as feiras de mangá e anime mais importantes estão acontecendo nos EUA e, consequentemente, vários licenciamentos estão sendo anúnciados. Entre os lançamentos mais interessantes está o novo mangá de Arina Tanemura (Gentleman Alliance), os DVDs de Paradise Kiss e da segunda temporada de Super Gals! (que não foi lançada em DVD nem no Japão), entre muitas outras. Algumas eu comentei nesse post.
Pois os anúncios não terminaram e agora vou comentar mais alguns lançamentos e usar isso como gancho para falar sobre outras coisas.
A Kodansha e a Tokyopop sempre foram amiguinhas. Enquanto a VIZ tinha preferência nos títulos da Shogakukan e da Shueisha (afinal, a VIZ é uma fusão dessas duas editoras), a Tokyopop públicava Kodansha e Hakusensha. Ai, chegou a Del Rey e substituiu a Tokyopop como a melhor amiga da Kodansha. A Tokyopop continuou amiga, mas não tão próxima quanto antes.
Resumindo: quase todos os lançamentos shoujos e josei da Del Rey são da Kodansha. E os novos lançamentos não são diferentes.
A Del Rey anúnciou três lançamentos que vêm da revista Nakayoshi. A Nakayoshi é uma revista para garotas mais novas, de escola primária e entre as revistas para esse público (Ciao, Ribon, Nakayoshi) é a que mais tem mangás lançados nos EUA. Mesmo assim, três títulos anunciados simultâneamente de uma revista para crianças é um número bem grande.
Eu, pessoalmente, gosto muito da Nakayoshi e acho as histórias de lá divertidas.
Pois os anúncios não terminaram e agora vou comentar mais alguns lançamentos e usar isso como gancho para falar sobre outras coisas.
A Kodansha e a Tokyopop sempre foram amiguinhas. Enquanto a VIZ tinha preferência nos títulos da Shogakukan e da Shueisha (afinal, a VIZ é uma fusão dessas duas editoras), a Tokyopop públicava Kodansha e Hakusensha. Ai, chegou a Del Rey e substituiu a Tokyopop como a melhor amiga da Kodansha. A Tokyopop continuou amiga, mas não tão próxima quanto antes.
Resumindo: quase todos os lançamentos shoujos e josei da Del Rey são da Kodansha. E os novos lançamentos não são diferentes.
A Del Rey anúnciou três lançamentos que vêm da revista Nakayoshi. A Nakayoshi é uma revista para garotas mais novas, de escola primária e entre as revistas para esse público (Ciao, Ribon, Nakayoshi) é a que mais tem mangás lançados nos EUA. Mesmo assim, três títulos anunciados simultâneamente de uma revista para crianças é um número bem grande.
Eu, pessoalmente, gosto muito da Nakayoshi e acho as histórias de lá divertidas.
As três revistas para garotas de escola primária são as três revistas shoujos mais vendidas. Enquanto as garotas adolescentes e as mulheres mais velhas optam por comprar só os seus mangás favoritos, as mais novas optam por comprar as revistas (por tanto, as vendas de tankobons para garotas mais novas costuma ser menor do que as para as mais velhas) para ler mais histórias e para colecionar os furokus (brindes).
Cada uma das três revistas tem um jeito de atrair leitoras. A Ciao traz histórias que as leitoras possam se identificar e é voltada ao público pré-adolescente, que já está indo para a middle-school. As histórias são principalmente comédias e traz os melhores furoukus. Assim, a Ciao é uma das poucas revistas de mangá que cresceu nos últimos anos e a única revista shoujo com circulação acima de 1 milhão de cópias.
A Ribon sempre foi a mais famosa e até dois anos atrás, era desparada a mais vendida. A revista traz histórias realmente boas que não atraem somente garotas de escola primária, mas também adolescentes e mulheres de 20 e poucos anos. Consequentemente, a Ribon públicou alguns dos shoujos de maior sucesso no Japão como Marmalade Boy, Kodomo no Omocha, Tokimeki Tonight, Chibi Maruko-chan, entre outros e vários das manga-kas mais famosas começaram lá, como Arina Tanemura, Wataru Yoshizumi e a estratosfericamente popular Ai Yazawa. A circulação da revista caíu drasticamente nos últimos anos.
Então a Ribon traz histórias cheias de potencial e a Ciao dá as leitoras mirim o que elas querem, mas o que a Nakayoshi faz?
A Nakayoshi traz principalmente histórias de mahou shoujo, ou seja, de garotas mágicas. Muita de suas séries tem potência para virar anime (pois as séries mahou shoujo tem mais "acessórios" que podem originar brinquedos e é isso que faz uma série de anime infantil de sucesso: altas vendas de brinquedos) e, por isso, a Nakayoshi é a que mais tem animes na TV. Quando não são seus mangás que viram séries animadas, são séries animadas que viram mangás nas páginas da Nakayoshi e exemplos disso são Precure, Magical Doremi e Ashita no Nadja que foram desenvolvidas como séries animadas. A Nakayoshi traz principalmente séries de mahou shoujo graças a uma série que elevou a importância da revista mundo afora: Sailor Moon.
Outra estratégia de marketing da Nakayoshi é trazer manga-kas de enorme sucesso para a revista. Acredito que isso tenha começado graças ao sucesso de Guerreiras Mágicas de Rayearth do CLAMP e desde então, volta e meia um manga-ka de sucesso escreve um mangá para a revista como, por exemplo, Moyoco Anno, Koge-Donbo e, mais recentemente, Peach Pit. E é graças ao nome celebre de Peach Pit que Shugo-Chara deve chegar aos EUA.
Alias, eu desconfio que outra estrategia da Nakayoshi é, além de ter como público-alvo garotas de escola primária, é ter como público secundário os otakus. Porque eu digo isso? Raciocinem comigo: Rozen Maiden e DearS com todas as lolis e bishoujos foi um sucesso com otaku e olhem a capa de Shugo-Chara! (direita). Podia ser um mangá públicado em uma dessas revista para eles. Não que a história de Shugo-Chara e dos outros mangás do PeachPit sejam ruins, pelo contrário.
Mas Shugo-Chara não é o único mangá com potêncial de fazer sucesso entre "otakus" públicado na Nakayoshi. Kamichama Karin (nos EUA públicado pela TokyoPop) é uma história muito boa e interessante, mas de novo, tem um apelo obvio aos "otakus" (homens de meia-idade que sentem atração por desenhos meiguinhos de garotinhas). Além do desenho, os outros mangás de Koge-Donbo (DigiCharat, PitaTen) foram sucesso com esse público. Por curiosidade, além de otakus, DigiCharat também foi um enorme sucesso entre crianças e até teve mangá na Ciao.
Porém, tanto Kamichama Karin quanto Shugo-Chara tem desenhos bem feitos e histórias boa, deve-se ressaltar, mas com apelo obvio aos "otakus".
Outra pista que a Nakayoshi tem interesse nos otakus? O mangá de "Jigoku Shoujo". Quem viu o anime, sabe que não parece um anime voltado para garotas de escola primária. Quem vê a capa dos mangás (que são baseados no anime), também não desconfia que eles são públicados na Nakayoshi. Então o motivo que o mangá tá lá? A Ciao descobriu que as garotas novas adoram histórias de terror e a Nakayoshi está pegando carona. E o anime é bom e pode ser sucesso entre várias faixa-etárias. Porém, Jigoku Shoujo também é um sucesso entre os otakus no Japão.
E quem viu Cyberteam in Akihabara, que era exibido no Locomotion, deve ter notado que era um anime totalmente voltado a Otakus. Além de se passar em Akihabara (o "centro" dos Otakus), tinha garotas jovens peitudas e bastante fanservice (pantyshots em todos os episódios, praticamente). Advinha onde o mangá que acompanhava o anime era públicado? Bingo! Na Nakayoshi.
Até Precure, o anime da TOEI (que tem um mangá na Nakayoshi), que aposto que chega logo ao Brasil, tem umas piadinhas e uns fanservice que não são voltados as garotas de 8 anos que são o público alvo.
Sem falar no obvio: mahou shoujo é o predominante na Nakayoshi e "mahou shoujo" é um dos gêneros favoritos dos Otakus.
Claro que a Nakayoshi não está fazendo mal a ninguém. Apesar de Jigoku Shoujo, CyberTeam in Akihabara, Shugo-Chara e Kamichama Karin terem apelos obvios para os "otakus", não tem nada não apropriado para o verdadeiro público-alvo e a maioria tem histórias boas que podem fazer sucesso não apenas entre garotas de escola primária e homens tarados de meia-idade.
Pois então, Shugo-Chara é um dos mangás que a Del Rey está trazendo e é um mahou shoujo que tem uma protagonista bem atipica. Não é a garota bubbly, atrapalhada, gulosa e engraçadinha que costuma protagonizar os mangás shoujo e sim uma garota encrenqueira, que já foi expulsa de várias escola. Alias, no começo do mangá, ela está entrando em mais uma escola. O motivo que ele está chegando nos EUA é, provavelmente, o fato de ter um grupo de manga-kas famosos (o PEACH-PIT) por trás da criação.
Outro mangá que a Del Rey está trazendo é Mamotte! Lollipop (esquerda), que eu já escrevi sobre nesse post. Fato que durante a sua públicação foi um dos mangás de maior sucesso na Nakayoshi, tanto que depois de encerrado foi anúnciado uma adaptação para a TV e começou a pouco uma continuação, "Shin Mamotte! Lollipop" (Mais Mamotte! Lollipop). A Del Rey deve estar lançando o mangá pois é um mangá divertido, de sucesso e mais leve que o que a concorrência está lançando.
O outro lançamento da Del Rey que vem das páginas da Nakayoshi é Kitchen Princess (a direita), que eu já esperava que fosse lançados por ele, como comentei aqui. O motivo que eu já esperava o lançamento era o fato de ter sido o vencedor do Kodansha Manga Awards e quase todos os lançamentos shoujos e josei da Del Rey tinham ganhado o prêmio, mostrando que a editora os leva muito a sério. Além disso, o mangá é de Natsumi Ando que já teve sua série 'Detetive do Zodiaco' públicada nos EUA pela TokyoPop (como 'Zodiac P.I.').
Além disso, mais um mangá da Nakayoshi foi anunciado pela ADV Manga. Esse eu já comentei, mas para quem não lembra, é Kilala Princess. Procurem sobre ele no outro tópico que fiz sobre licenciamentos nos EUA e que eu linkei no começo do post.
Risa e Otani jogam jujubas para o alto para comemorar o fato de "Love*Com" finalmente ter sido notado no Ocidente (clique para aumentar).
Cada uma das três revistas tem um jeito de atrair leitoras. A Ciao traz histórias que as leitoras possam se identificar e é voltada ao público pré-adolescente, que já está indo para a middle-school. As histórias são principalmente comédias e traz os melhores furoukus. Assim, a Ciao é uma das poucas revistas de mangá que cresceu nos últimos anos e a única revista shoujo com circulação acima de 1 milhão de cópias.
A Ribon sempre foi a mais famosa e até dois anos atrás, era desparada a mais vendida. A revista traz histórias realmente boas que não atraem somente garotas de escola primária, mas também adolescentes e mulheres de 20 e poucos anos. Consequentemente, a Ribon públicou alguns dos shoujos de maior sucesso no Japão como Marmalade Boy, Kodomo no Omocha, Tokimeki Tonight, Chibi Maruko-chan, entre outros e vários das manga-kas mais famosas começaram lá, como Arina Tanemura, Wataru Yoshizumi e a estratosfericamente popular Ai Yazawa. A circulação da revista caíu drasticamente nos últimos anos.
Então a Ribon traz histórias cheias de potencial e a Ciao dá as leitoras mirim o que elas querem, mas o que a Nakayoshi faz?
A Nakayoshi traz principalmente histórias de mahou shoujo, ou seja, de garotas mágicas. Muita de suas séries tem potência para virar anime (pois as séries mahou shoujo tem mais "acessórios" que podem originar brinquedos e é isso que faz uma série de anime infantil de sucesso: altas vendas de brinquedos) e, por isso, a Nakayoshi é a que mais tem animes na TV. Quando não são seus mangás que viram séries animadas, são séries animadas que viram mangás nas páginas da Nakayoshi e exemplos disso são Precure, Magical Doremi e Ashita no Nadja que foram desenvolvidas como séries animadas. A Nakayoshi traz principalmente séries de mahou shoujo graças a uma série que elevou a importância da revista mundo afora: Sailor Moon.

Alias, eu desconfio que outra estrategia da Nakayoshi é, além de ter como público-alvo garotas de escola primária, é ter como público secundário os otakus. Porque eu digo isso? Raciocinem comigo: Rozen Maiden e DearS com todas as lolis e bishoujos foi um sucesso com otaku e olhem a capa de Shugo-Chara! (direita). Podia ser um mangá públicado em uma dessas revista para eles. Não que a história de Shugo-Chara e dos outros mangás do PeachPit sejam ruins, pelo contrário.
Mas Shugo-Chara não é o único mangá com potêncial de fazer sucesso entre "otakus" públicado na Nakayoshi. Kamichama Karin (nos EUA públicado pela TokyoPop) é uma história muito boa e interessante, mas de novo, tem um apelo obvio aos "otakus" (homens de meia-idade que sentem atração por desenhos meiguinhos de garotinhas). Além do desenho, os outros mangás de Koge-Donbo (DigiCharat, PitaTen) foram sucesso com esse público. Por curiosidade, além de otakus, DigiCharat também foi um enorme sucesso entre crianças e até teve mangá na Ciao.
Porém, tanto Kamichama Karin quanto Shugo-Chara tem desenhos bem feitos e histórias boa, deve-se ressaltar, mas com apelo obvio aos "otakus".
Outra pista que a Nakayoshi tem interesse nos otakus? O mangá de "Jigoku Shoujo". Quem viu o anime, sabe que não parece um anime voltado para garotas de escola primária. Quem vê a capa dos mangás (que são baseados no anime), também não desconfia que eles são públicados na Nakayoshi. Então o motivo que o mangá tá lá? A Ciao descobriu que as garotas novas adoram histórias de terror e a Nakayoshi está pegando carona. E o anime é bom e pode ser sucesso entre várias faixa-etárias. Porém, Jigoku Shoujo também é um sucesso entre os otakus no Japão.
E quem viu Cyberteam in Akihabara, que era exibido no Locomotion, deve ter notado que era um anime totalmente voltado a Otakus. Além de se passar em Akihabara (o "centro" dos Otakus), tinha garotas jovens peitudas e bastante fanservice (pantyshots em todos os episódios, praticamente). Advinha onde o mangá que acompanhava o anime era públicado? Bingo! Na Nakayoshi.
Até Precure, o anime da TOEI (que tem um mangá na Nakayoshi), que aposto que chega logo ao Brasil, tem umas piadinhas e uns fanservice que não são voltados as garotas de 8 anos que são o público alvo.
Sem falar no obvio: mahou shoujo é o predominante na Nakayoshi e "mahou shoujo" é um dos gêneros favoritos dos Otakus.

Pois então, Shugo-Chara é um dos mangás que a Del Rey está trazendo e é um mahou shoujo que tem uma protagonista bem atipica. Não é a garota bubbly, atrapalhada, gulosa e engraçadinha que costuma protagonizar os mangás shoujo e sim uma garota encrenqueira, que já foi expulsa de várias escola. Alias, no começo do mangá, ela está entrando em mais uma escola. O motivo que ele está chegando nos EUA é, provavelmente, o fato de ter um grupo de manga-kas famosos (o PEACH-PIT) por trás da criação.
Outro mangá que a Del Rey está trazendo é Mamotte! Lollipop (esquerda), que eu já escrevi sobre nesse post. Fato que durante a sua públicação foi um dos mangás de maior sucesso na Nakayoshi, tanto que depois de encerrado foi anúnciado uma adaptação para a TV e começou a pouco uma continuação, "Shin Mamotte! Lollipop" (Mais Mamotte! Lollipop). A Del Rey deve estar lançando o mangá pois é um mangá divertido, de sucesso e mais leve que o que a concorrência está lançando.

Além disso, mais um mangá da Nakayoshi foi anunciado pela ADV Manga. Esse eu já comentei, mas para quem não lembra, é Kilala Princess. Procurem sobre ele no outro tópico que fiz sobre licenciamentos nos EUA e que eu linkei no começo do post.

A VIZ licenciou "Lovely Complex" ou Love☆Com. Se você lê esse blog, essa comédia de Aya Nakahara, que fala sobre a garota mais alta da turma e o mais baixo, é bastante citada. O mangá faz bastante sucesso no Japão e sempre aparece na lista dos mais vendidos quando é lançado. Foi adaptado para um filme de carne-e-osso que estreou semana passada. Será lançado dentro da imprint da Shojo Beat, mas não se sabe se na revista ou só na linha de mangás mesmo.
E "Ouran High School Host Club" deve estar indo bem nos EUA, pois a VIZ também licenciou um mangá que Bisco Hatori fez: "A Thousand Years of Snow" (Millenium of Snow).
E "Ouran High School Host Club" deve estar indo bem nos EUA, pois a VIZ também licenciou um mangá que Bisco Hatori fez: "A Thousand Years of Snow" (Millenium of Snow).
1 Comments:
Oi André. Adorei o seu blog. Tem muita informação e você escreve bem. Bom, estou deixando essa mensagem para que possa conhecer o meu site sobre shoujos [ http://www.talentforlove.cjb.net]
Adoraria que me linkasse ao seu blog e queria linkar você ao meu site. Você teria algum button para me passar? =)
Qualquer coisa, meu email é esse: marizokah@hotmail.com
By
Anonymous, at 1:23 PM
Post a Comment
<< Home