Shoujo Brazil: Ajudando a divulgar o Shoujo.

Thursday, March 02, 2006

Eu tenho um monte de coisas para falar e como não quero ficar criando um monte de posts, vou usar esse aqui para algumas das novidades que tenho:

- Primeiro, uma recomendação, ou melhor, duas: Hana Yori Dango Brasil é um dos melhores sites sobre Hana Yori Dango e é todinho em Português, então, aproveitem: muitas notícias sobre o drama, o mangá, etc. Tem muitas noticias que eu gostaria de republicar aqui, mas não vou me dar ao trabalho pois já tá tudo lá =].

E a segunda recomendação é o drama mesmo. Você pode achar links para baixar com legenda em Inglês (precisa de bitTorrent) aqui
. E, se você gostar, baixe mais doramas aqui. Doramas alias, são meu novo vício. Depois, quando juntar paciência, faço um post de dramas que eu recomendo. Falando em HYD, tanto o anime, quanto o mangá estão licensiados nos EUA (alias, em todo o mundo. Mas claro que o Brasil tá sempre de fora =[), por isso, scanlations são dificeis de achar na net. Por sorte, grupos de Fansub no Brasil estão disponibilizando o anime para baixar, como o Okaeri. Na minha opinião, tanto o drama quanto o mangá são melhores, mas o anime também é legalzinho, então aproveitem.
- Essa é uma noticia meio ântiga mas eu acho que vale a pena postar, pois ela é interessante.

Alguns de vocês já devem ter ouvido falar do Billboard, certo? É uma empresa muito famosa que publica toda semana a lista dos CDs mais vendidos, das musicas mais tocadas, dos singles que mais vendem, etc, isso tudo nos EUA (no Brasil, não temos uma empresa assim, que conte o país inteiro). Então, no Japão o equivalente disso é o Oricon.

As vezes, o Oricon faz pesquisas que não seja relacionado a música e as pública em sua revista, Oricon Style. Uma das pesquisas que ela fez, em Novembro de 2005, foi os mangás shoujos mais populares. Acho que a pesquisa foi feita, principalmente, com mulheres de 19, 20 e poucos anos, pois alguns mangás muito muito populares com as adolescentes estão faltando (Life, Bokura Ga Ita) e Hana Yori Dango, por exemplo, a maior parte dos fãs são mulheres de 20 e poucos anos que leram o mangá quando adolescentes, entre os adolescentes de agora, o mangá só ficou popular com o drama e a pesquisa foi feita logo quando o drama tava começando. Mas o fato da pesquisa ter sido feita com mulheres de 19, 20 e poucos anos é uma suposição minha.

Ai Yazawa arrasa na lista, alias. Com dois mangás, ambos no Top 5 (Nana, Tenshi Nanka Ja Nai).

Vamos a lista:
1. NANA
2. Hana Yori Dango
3. Honey & Clover
4. Nodame Cantabile
5. Tenshi Nanka Ja Nai
6. Karekano
7. Renai Catalog
8. Glass no Kamen
9. Fruits Basket
10. Chibi Maruko-chan

Eu gostei bastante da lista, todos os titulos nela são muito bons.

Outra pesquisa interessante foi que mangá homens e mulheres gostariam de ver adaptado em um filme de Hollywood. Tanto na lista dos homens, quanto na das mulheres, o shonen aparaceu em quantidade MUITO maior que os shoujos, mas é de se entender: é mais obvio querer ver um shonen cheio de ação num filme hollywoodiano do que um românce.

O número 1 dos homens é
Jojo's Bizarre Adventure, seguido de Dragon Ball. Entre os mulheres o preferido foi Death Note (4o entre os homens), seguido também por Dragon Ball. O engraçado é que tanto Death Note quanto Dragonball podem estrear em breve em Hollywood: se tudo de certo, Death Note ganhara uma versão hollywoodiana depois do live-action japonês e os direitos de Dragon Ball já foram comprados.

Entre os shoujos Nana é o único shoujo na lista dos homens, em 15o. Já na das mulheres, aparece em 3o. O outro shoujo na lista das mulheres é Guerreiras Mágicas de Rayearth em 16o. Na lista geral, Nana é o único shoujo, na 8a posição.

A matéria com a lista completa (achei bem interessante) aqui

- Está na moda republicar mangás em edições de luxo: em tamanho A5; com mais paginas do que o original (normalmente, dois tomos = 1 edição de luxo), páginas coloridas e ilustrações extras, ou seja, muito melhor que as "edições definitivas" da Conrad (mais justiça seja feita, as da Conrad são bonitinhas também, só não chegam aos pés das japonesas).

Alguns shoujos que viraram edição de luxo no Japão nos últimos meses e que eu lembre estão Marmalade Boy (em comeração ao 10o aniversário), Kodomo no Omocha e Hana Yori Dango (pegando carona com o drama). Em algum ponto, todos os mangás de Ai Yazawa (com exceção de Nana, obvio, pois ainda está sendo públicado e de Paradise Kiss) também viraram edição de luxo.

Agora, quem está lançando seus trabalhos em formato kanzenban (de luxo) é Mayu Shinjo. Kaikan Phrase e Akuma no Eros estão sendo reeditados no Japão.

As 3 primeiras edições de Kaikan Phrase já estão disponiveis no Japão:




O primeiro dos dois tomos de luxo (a edição original teve 4) de Akuma no Eros também já estão disponiveis:

[x] [x]

E por hoje é só. Até amanhã =].

0 Comments:

Post a Comment

<< Home